segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Shisá/Shishimai - Os Leões de Okinawa -

Oláa! 
Finalmente uma nova postagem!! :D
Como passaram de ano? Tudo tranquilo?

Desde já, agradeço pelos comentários no blog e por aqueles que me enviam por e-mail também!
Arigatoou! Fico feliz em saber que há muitas pessoas que ainda buscam conhecer mais sobre a cultura okinawana!

Começo então, esse ano de 2011, com uma matéria sobre os tradicionais Leões de Okinawa!
Espero que gostem! (ficooou meio grande a matéria mas espero que vocês tenham paciência para ler tudo :D)

- Os Leões de Okinawa - 



Surgido na China, os Leões de Okinawa, mais conhecidos como “Shisá” (シーサー) ( Okinawa : siisaa ou shisaa), podem ser vistos nos telhados das casas, nas portas, nas esquinas das ruas etc. Tradicionalmente, os shisás representam os leões que ajudam a afastar o mal, pois, protegem as casas de maus espíritos e de desastres naturais.

Diz a lenda que, há muito tempo atrás, numa pequena aldeia da ilha de Okinawa, vivia um rapaz chamado “Chiga”. Essa aldeia era aterrorizada por um furioso dragão que aparecia através do mar para atacá-los.
Certo dia, após um desses ataques, o rei de Okinawa chegou à aldeia, se aproximou de Chiga e disse: "Eu vi o dragão e os problemas que ele está causando" e então, pegou uma pequena estátua que estava consigo e entregou-o para Chiga e pediu que o colocasse em frente à vila porque ele protegeria todos a partir de então. 
O rosto da estátua parecia um leão e Chiga o colocou na praia em frenta a sua aldeia.
No dia seguinte, os moradores viram e ouviram as enormes ondas na praia, sinal de que o dragão se aproximava. Todos então saíram de suas casas, com os olhos voltados para a praia, onde de encontrava a estátua do “Shisá”. O dragão saltou para fora do oceano e balançou a cabeça de um lado para o outro e então parou.

A pequena estátua do “Shisá” começou a tremer e pode-se ouvir um feroz rugido de um leão. A estátua se quebrou e então, um enorme leão saltou e atacou o dragão. 
Os dois desapareceram sob o oceano e os moradores acharam que o leão já estivesse morto, mas de repente, lá longe no mar, uma fonte de água se ergueu no ar e todos ficaram perplexos.
Ouviram os rugidos do leão e então, tudo já estava calmo. Chiga olhou para o oceano à procura do leão, mas ele não estava mais lá, mas quando ele olhou para a areia, a estátua do “shisá” estava lá, sem nenhuma parte quebrada. Estava inteira.
A vila, desde esse episódio, nunca mais foi incomodada pelo dragão e a história da bravura do Leão logo foi se espalhando por entre as outras vilas ficando conhecido como grande protetor das Ilhas de Okinawa.

Hoje, podem ser vistos também dois pares de shisás: um tem a boca aberta e outro tem a boca fechada, representando o macho e a fêmea, na qual, um deles afasta os maus espíritos e outro atrai coisas positivas ou bons espíritos pra quem assim preferir :D 

Dessa forma, os leões de Okinawa se tornaram parte da cultura okinawana e passaram a ser não mais apenas objetos de proteção, pois, ganharam “vida” e atualmente são também atrações em festivais.

Aqui no Brasil, nos grandes festivais, sempre há apresentações desses leões também conhecidos como “Shishimai”. Faz toda a plateia ficar admirada com o desempenho deles e, com certeza, faz com que todos se perguntem como eles conseguem fazer aquilo, já que são pessoas que estão representando a figura desses leões! 

Logo abaixo vocês podem ver um vídeo em que estão as domadoras e os shishimais :)

- Shishimai de Campinas -


E assim termina minha postagem :D
Espero que tenham gostado!
- Karina Kaori

Referênicias bibliográficas:

5 comentários:

  1. Adoreiii!!!

    Parabéns pela sua postagem! Muito interessante!!!

    Amo shishimai!!! :)

    ResponderExcluir
  2. Gostei mto! Por conta de uma colega de trabalho tenho "fuçado" aspectos da cultura japonesa e estou encantada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Carla!!
      Que legal!! É sempre interessante conhecer novas culturas, não é mesmo?
      Até!
      Muito obrigada pelo comentário! :D

      Excluir